Histórico

 

 

Novo Tiradentes é, hoje, fruto da coragem e do trabalho dos desbravadores, que abriram a facão, machado e marreta a mata virgem e iniciaram a povoação e a colonização desta  terra. Muitos e grandes foram os desafios que enfrentaram e, sem recursos, sem comunicação e sem estradas, construíram seus ranchos de pau-a-pique, depois casas de madeira bruta, as quais serviam de moradia para suas famílias.

Com certeza, não foi nada fácil a vida desses heróicos pioneiros nos primeiros tempos nestas terras, onde só havia mata e animais silvestres. Todavia, com muita fé em Deus e muita garra, transformaram um pequeno lugarejo, a vila de Tiradentes, em 1º distrito de Palmeira das Missões. Engajaram-se na luta para emancipar Rodeio Bonito, o que ocorreu em l963; assim, Tiradentes passou a ser o primeiro distrito deste novo município. Sentindo a necessidade de tornar-se independente, surgiu o movimento emancipaciocinista, que se concretizou com a criação do município de Novo Tiradentes em 20 de março de l992.

Novo Tiradentes, 27 anos de história, 27 anos de muita luta e esforço de todos, para ver nosso Município crescer cada vez mais. Cada um está fazendo a sua parte e de uma forma ou de outra estão dando a sua contribuição. Destacamos desde a época do distrito de Tiradentes, a coragem dos desbravadores, pessoas que desde então começaram a construir a nossa historia. Após veio a comissão que trabalhou e muito para que o distrito de Tiradentes se tornasse município. A partir de então o sonho se tornou realidade. Vieram os administradores, funcionários públicos, vereadores, vice-prefeitos e prefeitos, aliados a uma população  humilde porem muito trabalhadora,  buscaram e construíram juntos o progresso de Novo Tiradentes.

E hoje esta ai, um Novo Tiradentes que orgulha o Rio Grande do Sul, orgulha o Brasil e principalmente é orgulho do povo que vive aqui. E nós, população novotiradentense vamos fazer com que nosso Município cresça cada vez mais, somos privilegiados  em dizer que moramos aqui e que Novo Tiradentes é um ótimo lugar para se viver.


DADOS GERAIS

-  População Total: 2.274 habitantes( censo 2010).
-  Área:  75,4 km²
-  Densidade demográfica: 30.9 hab/km²
-  Taxa de analfabetismo: (2000): 16,27 %
-  Coeficiente de mortalidade infantil: (2004): 0,00 por mil nascidos vivos
-  Expectativa de vida ao nascer: (2000): 73,42 anos
-  PIBpm: (2003): R$ mil 19.442
-  PIB per capita: (2003): R$ 8.021
-  Ano de emancipação: 1992
-  Município de origem: Rodeio Bonito
-  Prefeito (2017 – 2020): Adenilson Della Paschoa
-  Vice-Prefeito (2017 – 2020): Rudimar Schievenin

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A