PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO TIRADENTES REALIZA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO

 

19/03/2020

 

 


 

Nos últimos dias foram avaliados 218 alunos do Pré-A ao 9º Ano das Escolas Municipais e Escola Estadual do Município de Novo Tiradentes. A avaliação nutricional se baseou na altura e peso dos alunos, para obter o Índice de Massa Corporal (IMC) dos mesmos. Os resultados são fundamentados no SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), que corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.

Os alunos foram classificados conforme como seus IMC/Idade ou Peso/Idade. Das avaliações realizadas 6 alunos se enquadraram em baixo peso para a idade, 146 foram classificados como adequados ou eutróficos (boa nutrição), 42 alunos em sobrepeso, 24 alunos em obesidade. Em relação ao percentual de sobrepeso e obesidade dos alunos pode-se notar que 30,27% estão acima do peso recomendado para a idade.

De acordo com a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), o excesso de peso pode provocar vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem com problema de obesidade e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

A partir desta avaliação dos alunos será possível definir um cronograma anual de atividades de educação alimentar e nutricional para as turmas com maiores casos de sobrepeso e obesidade.

 

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A