PREFEITURA DE NOVO TIRADENTES TRABALHA PARA COMBATER A PROPAGAÇÃO DO COVID-19

 

27/03/2020 - Até o momento nosso município não tem caso suspeito ou confirmado.

 

 


 

Estamos vivento um tempo incomum, em que fomos obrigados a mudar nossos hábitos, a nossa forma de agir visando um bem maior. A pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus), tem avançado muito nos últimos dias e, segundo especialistas, o próximo mês será crítico, devido ao grande aumento do número de casos.

A Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes já tomou providências para evitar que esta pandemia se propague em nosso município e também na região. No último dia 20 de março, decretamos estado de emergência pelo período de 15 dias. Neste decreto foram estipuladas algumas medidas que devem ser seguidas pela população para que se evite a propagação do Coronavírus. Dentre elas podemos citar:

- Pessoas que realizarem viagens devem comunicar (ou seus parentes) a data de retorno, bem como respeitar a quarentena de 14 dias em isolamento domiciliar. Em caso de apresentarem algum tipo de sintoma devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde pelo telefone (55) 3797-1097, a fim de que recebam as primeiras orientações.

- O Atendimento nos estabelecimentos comerciais e de serviços em geral deve ser realizado com equipe reduzida e com restrição ao número de clientes juntos no estabelecimento, como forma de controle de aglomeração de pessoas. É necessário realizar a higienização constante dos ambientes e manter os locais ventilados.

- A atividades nas escolas, centros culturais, missas, festas e similares ficam suspensa pelo prazo de 15 dias, bem como o transporte escolar ficará suspenso nesse período. Os serviços públicos realizarão trabalho interno.

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Novo Tiradentes está realizando atendimento de forma diferenciada. Informações e orientações de prevenção e cuidados foram repassadas aos profissionais de saúde. A Unidade de Saúde fica à disposição de todos para eventuais dúvidas e orientações sobre o COVID-19 pelo Telefone (55) 3797-1097. Veja os procedimentos que serão realizados:

 

- A triagem dos pacientes está sendo feita na recepção com análise dos casos, onde serão atendimentos casos de urgência e emergência.

- O acesso à farmácia é de uma pessoa por vez (a entrega de medicamentos será para mais de 1 mês);

- Os profissionais da saúde estão usando máscaras e equipamentos de proteção individual;

- A campanha de vacinação contra a gripe, está sendo realizada em roteiros nas comunidades, em ambientes abertos, grandes e ventilados;

- Outras vacinas são realizadas na Unidade Básica de Saúde, mas com entrada dos pacientes pela porta de trás (um paciente por vez);

- Agendamentos de consultas e exames presencialmente são realizados somente em casos prioritários, o atendimento deve ser feito por telefone;

- Cirurgias eletivas estão sendo adiadas e remarcadas para novas datas;

- O Transporte aos pacientes para fora do município será exclusivamente para urgências e emergências, a pacientes gestantes, idosos, crianças, pacientes oncológicos e a pacientes que realizam hemodiálise. Nestes casos são adotadas as medidas de saúde e proteção para não propagação do vírus.

- Grupos relacionados a Secretaria da Saúde e Assistencial Social (grupo de hipertensos, diabéticos, gestantes, tabagistas, NASF e CRAS), foram cancelados neste primeiro momento.

- Visitas domiciliares não serão realizadas, ressalvando casos de extrema necessidade;

- Exames laboratoriais não serão autorizados no dia 1º de abril, após nova ordem das regulações será agendada outra data para este fim;

Aqueles que desejarem mais informações encontram os decretos em nosso site e também em nossa página no facebook. Estas medidas se fazem necessárias mediante a responsabilidade da Prefeitura Municipal em resguardar a saúde de toda a população. Da mesma forma, o compromisso em evitar e não contribuir com qualquer forma de propagação da infecção e transmissão local da doença.

Solicitamos a população para que:

- Realizem a lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

- Utilizem lenço descartável para higiene nasal;

-  Cubram o nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitem tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Higienizem as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhem objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Mantenham os ambientes bem ventilados;

- Evitem contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

- Permaneçam em suas casas, principalmente os grupos de risco;

 

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A