DICAS DE SAÚDE: CORONAVÍRUS, IMUNIDADE E ALIMENTAÇÃO

 

22/05/2020

 

 


 

A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global, mas é importante não entrar em pânico neste momento e ter cuidado com as notícias falsas, as famosas fake news. Busque sempre informações em órgãos internacionais e nacionais confiáveis, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Até o momento não temos tratamento ou vacina para o COVID-19, e por ser um vírus novo, também não temos muitas informações. Mas é provável que as respostas de cada pessoa ao vírus dependam do seu sistema imunológico, que é formado por células de defesa contra infecções. Um sistema imunológico enfraquecido, como no caso de idosos ou pessoas com doenças pré-existentes, poderia permitir uma progressão mais rápida da infecção viral, porém mais estudos são necessários (Rothan et al. Journal of Autoimmunity; in press, 2020) para que a hipótese seja confirmada.

Sendo assim, é muito importante que sigamos as medidas de proteção da OMS: lave as mãos frequentemente, evite aglomerações e muito contato pessoal, proteja boca e nariz ao espirrar/tossir, evite tocar nos olhos, nariz e boca e não compartilhe objetos pessoais.

Em relação a alimentação não temos estudos científicos sobre o efeito dos alimentos na infecção por coronavírus, mas alguns nutrientes podem dar suporte à nossa imunidade:

- Vitamina D: peixes, ovos;

- Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate;

- Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga, couve;

- Vitamina C: kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa;

- Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina;

- Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes, beldroega;

- Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral;

- Prebióticos: (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino;

- Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho.

Precisamos fazer a nossa parte para combater a disseminação do coronavírus, e principalmente para que a doença não chegue em nosso município. Mantenha as medidas de segurança e também uma alimentação saudável!

 

 


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