DICAS DE SAÚDE NA QUARENTENA: FIBROMIALGIA E ALIMENTAÇÃO

 

30/06/2020

 


 

Dor nos ombros, nos braços, nas costas, nas pernas, na cabeça, nos pés. Quem tem fibromialgia conhece bem o corpo, pois todo ele reclama. A ponto de, em momentos de crise, um toque delicado incomodar.

Pessoas que apresentam este quadro clínico sofrem duplamente, pois a doença demora a ser reconhecida como um mal físico.

Quem apresenta quadros de dores crônicas precisa de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Os medicamentos costumam dificultar a absorção desses nutrientes e essa carência pode estar relacionada ao aumento do desconforto generalizado. "Se há falta de proteínas, o corpo vai roubá-las dos músculos, que ficam ainda mais sensíveis", explica a nutricionista Renata Rothbarth, que integra o corpo clínico das Clínicas Anna Aslan.

A seguir, a nutricionista lista alguns alimentos que devem fazer parte da dieta do paciente fibromiálgico:

 

TRIPTOFANO

Aminoácido antidepressivo que ajuda a sintetizar a serotonina. A serotonina ajuda a regular a sensação de dor, do humor e do sono. Fontes alimentares: ovos, carnes, leite, banana, iogurte, queijo, frutas secas, ômega 3 e chocolate.

 

MAGNÉSIO

Mineral que ajuda no relaxamento dos músculos. Função: síntese proteica, contractilidade muscular, excitação dos nervos. Fontes: cereais integrais, vegetais verdes escuros, nozes, damasco seco, gérmen de trigo, grãos de soja, carnes, leite.

 

CÁLCIO

Mineral importante para contração dos músculos. A falta de cálcio pode causar câimbras. Fontes: leite e derivados, coalhada, queijo, couve, brócolis, flocos de cereais, gergelim, amêndoas, castanha do Pará, farinha de soja.

 

VITAMINA E

Ajuda na prevenção de câimbras nas pernas, que costumam acontecer por causa do aumento da circulação sanguínea. Função: Potente antioxidante. Previne danos à membrana celular e aumenta a absorção de vitamina A, além de proteger as hemácias. Atua também na manutenção do tecido epitelial. Fontes: nozes, germe de trigo, carnes, amendoim, gema de ovo.

 

MANGANÊS

Estimula atividades enzimáticas, tais como antioxidação e produção de energia. Fontes: cereais integrais, avelã, grãos de soja.

 

 

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