PROGRAMA MUNICIPAL MAIS PASTO MAIS LEITE COM INSCRIÇÕES ABERTAS

 

27/07/2020

 


 

A bovinocultura de leite é um dos destaques do setor primário de Novo Tiradentes, com impacto social e econômico muito significativo para o município. Sendo assim, foi criada em 2017 a política pública que instituiu o programa municipal Mais Pasto Mais Leite, que é referência para vários municípios da região.

Desta forma, e seguindo com a divulgação de resultados alcançados até o momento, de acordo com Luciano Schievenin Engenheiro Agrônomo, coordenador do programa, a segunda turma iniciou os trabalhos no final de 2018, sendo beneficiadas 13 famílias, que apresentavam produção de 842.259 litros/leite/ano, passando para 972.457 litros de leite em 2019 totalizando um incremento de 15,45 % na produção em um ano. Já na terceira turma foram contempladas mais 7 famílias e resultados dos primeiros 5 meses de 2020 demonstrão um aumento de 48,2 %, sendo que algumas famílias chegaram a ampliar em mais de 100% a produção, como é o caso da família Gheno da linha Sanga dos Lucas que saltou de 16.187 litros/leite em 2018 para 37.966 litros/leite comercializados em 2019, com o mesmo número de animais.

Para a família Gheno o programa serviu para alavancar o incremento em produtividade dos animais e com isso planejar novas metas, como a construção de uma nova sala de ordenha e alimentação para o rebanho. “O nosso objetivo é alcançar em dois anos a produção de 10.000 litros de leite por mês”, comenta Vanderlei.

Com base nestes dados comunicamos que o programa Mais Pasto Mais Leite, quarta edição está com as inscrições abertas até dia 04 de agosto. Para participar do programa os produtores devem estar de acordo com os seguintes critérios:

a)       Ser agricultor do Município de Novo Tiradentes e possuir bloco de produtor rural;

b)       Produzir no mínimo 1.000 litros de leite por mês, comprovadamente com notas no talão de produtor nos últimos 6 (seis) meses;

c)       Possuir DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa;

d)       Extrair nota fiscal de produtor de 100% do leite comercializado;

e)       Estar em dia com a Secretaria da Fazenda municipal;

f)        Possuir resfriador a granel;

g)       Firmar termo de compromisso de cumprimento de todos os requisitos do Projeto Mais Pasto Mais Leite; e,

h)       Firmar termo de compromisso de continuidade e ampliação da atividade leiteira.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e no Escritório Municipal da Emater.

 

 

Compartilhe:

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A