FAMÍLIA DE NOVO TIRADENTES INVESTE NA PRODUÇÃO DE NOZ-PECÃ

 

23/04/2021

 


 

Na busca de novas alternativas de renda a família Bairros residente na linha Rincão das Flores município de Novo Tiradentes, implantou no ano de 2009 um pomar de nogueira-pecã em uma área de dois hectares. Sendo que hoje as nogueiras apresentam-se em plena produção.

De acordo com Neri quando resolveu implantar o pomar de nogueiras sabia que o retorno seria a longo prazo, mas mesmo assim decidiu investir na atividade. Também relata que logo após o plantio das mudas enfrentaram uma forte estiagem, sofreram para molhar as mudas de forma manual até que as mesmas pegassem. Mas agora vê com bons olhos a produção que está obtendo do pomar. A família adquiriu recentemente uma máquina para descascar as nozes com a intenção de facilitar o beneficiamento da produção em casa e agregar mais valor nas mesmas na hora da comercialização.

De acordo com a equipe técnica do escritório municipal da Emater/RS-Ascar o cultivo de nogueira-pecã comercial está presente em 8 famílias no município de Novo Tiradentes, com área cultivada de 10 ha e produtividade aumentando ano após ano, mesmo enfrentado algumas dificuldades fitossanitárias.

A equipe do escritório da Emater/RS-Ascar local realiza acompanhamento do pomar desde a implantação e destaca que para os produtores obterem sucesso no empreendimento é de fundamental importância escolher um local adequado com solo profundo e de fácil manejo, realizar a correção da fertilidade, adquirir mudas de qualidade (produtoras e polinizadoras), fazer tratos culturais como podas (formação, frutificação), adubações de manutenção da cultura conforme análises de solo e folhas. Recomenda-se também realizar a instalação de um sistema de quebra ventos através do plantio de espécies arbóreas ao redor do pomar para minimizar possíveis derivas de herbicidas aplicados em áreas vizinhas.

 

 

Compartilhe:

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A