17 DE MAIO: DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO

 

17/05/2021

 

 

Neste dia 17 de maio comemoramos o Dia Mundial da Hipertensão. A hipertensão arterial ou pressão alta como é conhecida, é uma doença que atinge os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralização dos rins. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a hipertensão afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo.

A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da medicação precisa e da realização de um tratamento eficaz para garantir uma vida mais saudável e longa. Dentre os sintomas estão: dor de cabeça, falta de ar, tontura, palpitações a alterações na visão. É importante lembrar que a doença geralmente é silenciosa, sendo necessário medir regularmente a pressão arterial.

Com o isolamento social que já dura mais de um ano, é natural o surgimento da ansiedade, que contribui também para o aumento da pressão arterial. Desta forma, é muito importante ter atitudes que diminuem o estresse que podem ser: ler um livro, assistir um filme, falar com familiares pelos meios digitais, fazer um artesanato, dentre outros.

 

 

Compartilhe:

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A