SEMANA DO MEIO AMBIENTE: A COMPOSTAGEM É O PROCESSO MAIS COMUM DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

 

02/06/2021

 

 

Os resíduos orgânicos representam mais de 50% do total de resíduos sólidos urbanos. Quando separados na fonte, a reciclagem e sua transformação em adubo podem ser feitas de várias formas sendo o processo mais comum de reciclagem de resíduos orgânicos é a compostagem.

A compostagem é a degradação da matéria orgânica por micro-organismos, e você pode começar a fazer a compostagem hoje mesmo!

Após definida a área, fazendo um buraco no chão ou na superfície de forma empilhada, é necessário colocar a primeira camada de 5 cm de palha, serragem ou folhas secas, seguida da camada de resíduos orgânicos (restos de comida, casca de frutas, casca de ovos, chás, etc). Depois, espalhe um pouco de terra, cerca 5 cm, ou uma nova camada de palha ou folhas secas. Intercale estas camadas até atingir a altura de 1 m para facilitar a movimentação e revolvimento do material. Uma vez por semana, deve ser revirado este monte de composto e molhado superficialmente.

Quanto mais triturado o resíduo, mais rápida será a decomposição, sendo ideal que os resíduos tenham no máximo 4 cm de tamanho. Sugere-se que seja evitada a adição de restos de carne, pois pode atrapalhar a decomposição e atrair insetos e roedores.

Após 9 a 16 semanas é possível utilizar esse material como adubo orgânico.

Qualquer dúvida sobre compostagem entre em contato com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente!

 

 

Compartilhe:

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A