DIA DE CAMPO ABORDA SECAGEM E ARMAZENAGEM DE GRÃO E PLANTAS BIOATIVAS

 

15/10/2021

 

 

Aconteceu no dia 14 de outubro na Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida, linha Aparecida interior de Novo Tiradentes, importante dia de campo sobre secagem e armazenagem de grãos e plantas bioativas e funcionamento da comunidade terapêutica com um momento espiritual. 

A estação de secagem e armazenagem de grãos contou com a presença do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Carlos Roberto Olczevski, o qual explanou as vantagem e benefícios de que o silo secador com ar natural oferece aos produtores, bem como apresentação do silo instalado na propriedade com capacidade de estocagem de 6 toneladas de grãos.

Na estação sobre plantas bioativas, coordenada pelas extensionistas Patrícia, Franciane e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Marlete A. Piaia, foi inaugurado o horto medicinal, o qual está disposto em formato de relógio do corpo humano com 26 plantas, sendo elas: babosa, melissa, dente de leão, alecrim, alcachofra, sálvia, carqueja, cavalinha, manjericão, transagem, boldo, tomilho, pulmonaria, violeta de jardim, linhaça, quebra-pedra, pariparoba, sete-sangria, pfaffia, mil-folha, funcho, hortelã, bardana, calêndula, confrei e cardo mariano. Este horto servirá para multiplicação de mudas com posterior distribuição gratuita aos munícipes. 

Na estação da comunidade terapêutica os coordenadores juntamente com o Frei Antônio Lorini explanaram o funcionamento da casa e ainda realizaram um momento espiritual.

O evento também contou com a presença do gerente local da unidade do Sicredi Alto Uruguai, Ernani Acadrolli,  que ressaltou a importância dos trabalhos realizados na comunidade terapêutica na recuperação dos pacientes e recolocação dos mesmos no mercado de trabalho.

Na oportunidade também, o prefeito Luiz Carlos Benedette e o vice prefeito Rudimar Schievenin estiveram realizando a entrega de um veículo para os coordenadores da Comunidade Frei Antônio Lorini e Edemir Garcia da Rocha, o qual servirá para deslocamento dos pacientes e utilização no dia a dia. Luiz Carlos ainda ressaltou que foi viabilizado a perfuração de um poço artesiano que também será utilizado pela comunidade.

Entre as autoridades também se fez presente o secretário municipal da agricultura e meio ambiente Ademilson Luiz Ré e Frei Antônio Lorini, o qual destaca a importância da comunidade local e parcerias com as entidades na manutenção da casa terapêutica.

 

 

Compartilhe:

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A