ESTIAGEM PREOCUPA E A PROTEÇÃO DE NASCENTES E FONTES DE ÁGUA É ALTERNATIVA EM NOVO TIRADENTES

 

28/04/2020

 

 

A proteção e a recuperação das nascentes e olho d’água, associadas à promoção de seu uso sustentável, integram um conjunto de ações fundamentais para garantia da segurança hídrica nas bacias hidrográficas.

No Estado do Rio Grande do Sul, um fator agravante é que sete de cada dez anos sofremos sérios problemas de estiagens, de forma abrangente ou regionalizada como consequência, principalmente, do fenômeno La Niña, que acontece predominantemente nos períodos de primavera e verão. A falta de água se reflete na dinâmica econômica dos municípios que estão intimamente ligados a produção primária e afeta o abastecimento de água para satisfazer as necessidades básicas das unidades familiares rurais.

Em Novo Tiradentes quatro famílias já foram beneficiadas nos últimos meses, através de esforço conjunto entre secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Escritório municipal da Emater/RS-Ascar. Os produtores estão recebendo auxilio para implantação da proteção destas nascentes com o transporte de pedras, tubos e materiais necessários para construção, em áreas de até 4 m² (quatro metros quadrados), conforme Resolução nº 314/2016 (RIO GRANDE DO SUL, 2016), aprovada pelo CONSEMA do Estado do RS no dia 18 de maio de 2016, sendo considerada de baixo impacto ambiental, podendo ainda a Emater/RS-Ascar emitir boletim técnico para detalhamento e orientação dos produtores.

A água proveniente destas nascentes, olhos d’água protegidos, na grande maioria é utilizada para dessedentação animal, atividades do dia a dia (cozinhar, lavar), irrigação de pequenos plantios (hortas, pomares), dentre outros. No entanto é importante, que a utilização das nascentes se dê com critérios de sustentabilidade, evitando o pisoteio, contaminação e assoreamento.

Os interessados em realizar esta proteção devem passar junto ao escritório municipal da Emater/Rs-Ascar do município, para obter maiores informações e esclarecimentos.

 

 

Compartilhe:

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A