SAÚDE: POR QUE SE COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO?

 

16/10/2020

 

 

Comemorado desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é alusivo a data de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. Esse marco traz uma importante reflexão sobre a necessidade de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de "Segurança Alimentar e Nutricional".

Os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. O objetivo dessa comemoração é de conscientizar a ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.

Neste dia, além de falarmos sobre as ações mundiais relacionadas à promoção da alimentação segura a toda população, não podemos esquecer a má nutrição de pessoas com excesso de peso e do estilo de vida atual, que também é preocupante para a saúde como um todo. Temos que ser conscientes dos dois quadros nutricionais que a população se encontra e de como podemos intervir com estratégias nutricionais efetivas e políticas públicas mais assertivas.

Desde sua primeira comemoração, o Dia Mundial da Alimentação aborda temas diferentes a cada ano no intuito de potencializar a conscientização de pessoas de várias áreas e contextos, descentralizar investimentos e viabilizar o acesso de todos à alimentação saudável. Neste ano, o tema é "Cresça, alimente, sustente. Juntos", onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes.

 

 

BÁRBARA DE CARLI SILVEIRA

Nutricionista da Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

 

 

Compartilhe:

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A