NOVO TIRADENTES AMPLIA CAPACIDADE DE SECAGEM E ARMAZENAGEM DE GRÃOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

 

04/03/2021

 

 

A construção de silos secadores em propriedades rurais vem aumentando e se concretizando como uma excelente alternativa para agricultores familiares. Através desta tecnologia desenvolvida pela Emater-RS/Ascar, a qual consiste na construção de silo em alvenaria com forma circular, e internamente sob estrutura de madeira, tela galvanizada sobre piso de concreto para armazenagem dos grãos na parte superior e um fundo falso na parte inferior com propósito de impulsão de ar através de um ventilador motorizado (elétrico) para dentro do mesmo subindo onde os grãos estão armazenados ocasionando a secagem dos mesmos.

No município de Novo Tiradentes já contamos com sete silos secadores construídos e em funcionamento, além de mais dois em fase de projeto e construção os quais iram proporcionar uma capacidade estática de secagem e armazenagem superior a 170 toneladas de grãos, relata a equipe municipal.

Conforme o agricultor Roque Reolon residente na Linha Pilão de Pedra, “A construção do silo valeu muito a pena, pois agora não preciso mais me deslocar até a cidade ou pagar frete para trazer milho até a propriedade, sem contar que ainda economizei um bom valor e os grãos de milho apresentam excelente qualidade”. Ainda de acordo com Reolon, a projeção é de construir mais um silo e agregar valor na comercialização dos grãos.

A equipe municipal da Emater-RS/Ascar destaca que essa tecnologia é totalmente viável para propriedades de agricultores familiares que utilizam grãos na alimentação animal, pois além de reduzir custos com taxas de armazenagem e transporte o produtor consegue obter grãos secos a ar de altíssima qualidade e de valores nutritivos superiores a grãos secados a base de fogo. Ainda de acordo com a equipe os produtores também devem realizar uma pré-limpeza dos grãos antes de armazenar no silo pois a presença de pedaços de sabugo no caso do milho e de impurezas nos grãos em geral podem trazerem toxinas para dentro do silo que em contato com os grãos podem intoxicar os animais que consumirem os mesmos.

Mais informações podem ser adquiridas junto ao escritório municipal da Emater-RS/Ascar. Lembrando ainda que para esta finalidade existe a possibilidade de financiamento através do PRONAF com juros reduzidos de 2,75% ao ano.

 

FONTE: Emater-RS/Ascar. Escritório Municipal de Novo Tiradentes

 

 

Compartilhe:

 


RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Prefeitura Municipal de Novo Tiradentes

Rua Lucio Cavalli 246, Centro - CEP 98370-000
Fone: +55 (55)3797-1100

Desenvolvido por Estúdio A